Aumenta a dívida tributária dos principais clubes brasileiros
seg, 24/06/13
por Emerson Gonçalves |
categoria Balanços 2012 - Análises e Comparações
Esse post traz a visão sobre o endividamento de 21 (em alguns pontos 23) clubes brasileiros preparado pela BDO RCS, filial brasileira da empresa de consultoria e auditoria BDO.
Os analistas da empresa optaram, como já fazem há algum tempo, em mostrar o endividamento dos clubes considerando o Endividamento Total Líquido, que corresponde ao total do Passivo menos o Patrimônio Líquido, descontando o Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo. Ou seja, não entra no endividamento total tudo que é passivo, o que seria irreal. O responsável pela área Esporte Total da BDO, Pedro Daniel, usou uma comparação interessante: considere uma conta de aluguel que vence na próxima semana e ainda não foi paga como exemplo para este conceito. O locatário tem esse dinheiro em conta, mas está aguardando o vencimento para quitar. Sendo assim, neste caso, essa conta não entraria no endividamento total líquido.
Esse estudo foi desmembrado em cinco partes (duas delas, sobre a Timemania, deixei fora, visto que recentemente foi postado outro levantamento sobre esse mesmo ponto):
- Endividamento Total
- Dívida Timemania
- Endividamento Total Sem a Timemania
- Endividamento Tributário
- Endividamento com Empréstimos
O gráfico acima mostra com clareza a evolução do endividamento de 23 clubes brasileiros, com o total chegando a R$ 4,7 bilhões de reais no fechamento de 2012, o que representa um crescimento de 11% sobre 2011 e de 77% desde 2008, que representa um crescimento médio anual de 19,2%.
Um rubronegro em cada ponta: o Flamengo é o clube com o maior endividamento total, enquanto o Atlético Paranaense é o único a apresentar uma situação equilibrada e confortável, como vemos na tabela acima. Em 2011, o valor devido pelos clubes cariocas representava 43% do total, percentual que subiu para 47% em 2012.
O quadro acima mostra a divisão do endividamento de 21 clubes e não mais de 23, como nos anteriores. Reparem no crescimento de 19,1% do endividamento tributário. Esse item é, isoladamente, o de maior peso no total do endividamento desses 21 clubes.
A tabela acima mostra que os dois clubes de maiores torcidas foram os que apresentaram os maiores crescimentos percentuais em suas dívidas tributárias sobre o ano anterior: 58% do Flamengo e 46% do Corinthians. Essa informação ganha particular importância em função da movimentação que ocorre no Congresso visando a um novo perdão e acordo para dívidas dos clubes – tema do próximo post.
Podemos ver no quadro acima que onze dos vinte e um clubes apresentaram redução no valor de suas dívidas financeiras. Contrariando essa tendência, o São Paulo foi o clube com maior crescimento em números absolutos, com um total de 53,2 milhões de reais. Esse endividamento já foi objeto de um post específico: “São Paulo paga um Ganso por ano para bancos”.
Reforçando o que disse acima, o mais preocupante nesse levantamento é o crescimento da dívida tributária, ponto que abordarei em texto a ser postado brevemente. De maneira geral, nossos clubes continuam mais preocupados com a gastança do que com a poupança. Sustentabilidade ainda é vocábulo feio e não compreendido, propositalmente. Para parte dos torcedores é palavrão de coisas do ambiente, que nada tem a ver com o futuro de seus clubes de futebol, o que, infelizmente, está muito longe da verdade. Porém, quando toda a preocupação está voltada para o aqui e agora, para a conquista do título do torneio em andamento, futuro e sustentabilidade são, mesmo, palavrões e coisas para não serem pensadas.
64 Comentários para “Aumenta a dívida tributária dos principais clubes brasileiros”
Páginas: [4] 3 2 1 »
- 64Kelly almeida:
24 junho, 2013 as 11:26Não sei como pode o corintians dever tão pouco se esta construindo um estádio que vale quase bilhões, ele vai sair de graça pra eles? Vai ser presente do Lula como foi tudo nestes últimos anos em que o governo se esforçou totalmente em levantar o time falido que era o corintians!! Vamos colocar esse protesto também nas ruas, NÃO a anistia aos times de futebol, que paguem o que devem ou fechem as portas, o povo esta cansado de pagar a conta sempre!!! - 63marcelo freitas:
24 junho, 2013 as 11:23Até aumentarem as cotas de tv os clubes pagavam salarios de 50,100 mil para os melhores atletas em média e depois passaram pra 200,300,500mil tem mais que se ferrar, ganharam a chance de pagar as dividas mas preferiram competir entre si e só quem ganhou foram jogadores, empresarios e treinadores - 62joao paulo:
24 junho, 2013 as 11:23Só qria saber como um time que deve mais de 700milhoes ainda consegue contratar jogadores de nível razoável e ainda se manter na primeira divisão, mto estranho isso. Sera q é prq a CBF é no RJ? - 61Carlos Mendes:
24 junho, 2013 as 11:20Esses gráficos e tabelas foram feitos usando os dados dos balanços dos clubes, então não merecem confiança, ou como dizem nas faculdades de contabilidade: Quanto é 2 + 2? O contador responde: Quanto o senhor quer que seja? - 60alex de oliveira:
24 junho, 2013 as 11:19isso chega a ser absurdo, por isso que esses clubes tem processos milionarios na justiça e nao estao nem ai pra quem vai pagar a conta, afinal um mandato de presidente dura 3 anos se contarmos o tempo que cada processo leva na justiça ate o juiz bater o martelo isso quer dizer que sempre empurram com a barriga. eu acho que esses clubes nao deveriam ter patrocinios enquanto nao quitassem suas dividas.
e ainda como foi colocado aqui na materia tem clubes que estao atras do PERDAO DO GOVERNO pra que?? pra depois disso consumirem mais, gastarem mais e se individarem novamente?? seria uma comedia se nao fosse tragico. existem clubes { CARIOCAS} que fizeram ocordos judiciais e depositam uma quantia por mes nessa conta para pagar dividas um desses clubes { FLUMINENSE} estava com 3 meses de atraso e so semana passada pagou 1 mes ou seja ainda deve 2 meses de acordo judicial que nunca deveria ser quebrado, isso mostra realmente a preocupaçao do clube em pagar a divida ne?? isso e uma piada, pior ainda e que vendeu um atleta para a UCRANIA, e ja esta fazendo manobra para que esse dinheiro nao va direto para pagar dividas. onde esta o MINISTERIO PUBLICO nesse caso.?? o clube teria que ser obrigado a pagar imediatamente, mas infelizmente a MAFIA do futebol sempre da um jeitinho brasileiro. e triste ver como carioca a situaçao dos clubes , tem que acabar essa pompa de achar que estao no glamour sendo que a realidade esta posta ai. so uma pergunta, O QUE ESSES CLUBES FAZEM COM O DINHEIRO DA TIME MANIA SE SUAS DIVIDAS SO AUMENTAM?? acho que o MINISTERIO PUBLICO deria agir com mais rigor nesses casos , sera que ha conivencia por parte do mesmo?? PARABENS AO SITE E AS PESSOAS QUE PUBLICARAM AQUI ESSA MATERIA. IMAGINEM SE O FUTEBOL AQUI FOSSE COMO NA ITALIA OU ALEMANHA, ONDE CLUBES INDIVIDADOS NAO PODEM DISPUTAR CAMPEONATO, COMO SERIA HEIN?? - 59Bruno:
24 junho, 2013 as 11:18Bom dia Emerson,olha sou um leitor da sua coluna faz tempo, acho que com algumas ressalvas ela é sempre informativa e bem escrita.
Mas não dá pra levar tão a sério o material produzido pela BDO, por motivos óbvios.
E quando for feita qualquer análise sobre o Flamengo é absolutamente necessário a menção da auditoria independente mais abrangente já realizada por um clube de futebol no Brasil que desfez as maquiagens realizadas pela gestão anterior.
Isso muda tudo.
A dívida não cresceu pura e simplesmente de um ano para outro, ela já estava lá.
Por fim, me pergunto sobre a seriedade desses “rankings” obscuros criados de anos pra cá.
Times como Santos e Corinthians são normalmente elogiados por serem transparentes mas, por exemplo, ninguém sabe nada sobre a venda do Neymar.
Sinceramente acho que nenhum clube brasileiro passa incólume a uma auditoria independente como essa realizada pelo Flamengo. - 58Mario Serrano:
24 junho, 2013 as 11:07Na república das bananas quando voce está inadimplente com o governo voce fica impossibilitado até de fazer concurso público, entretanto, por pura politicagem, observamos na reportagem que o Flamengo é o recordista de endividamento mas está sendo subsidiado pela Caixa Economica Federal. Mais uma vez chamam o povo de otários, as maracutaias continuam. è um peso e duas medidas. - 57Flávio Siqueira:
24 junho, 2013 as 11:03Tentando prejudicar o Atlético MG como sempre. kkk Sistema brasileiro de alienação. - 56RAUL LAUAR:
24 junho, 2013 as 11:03A Paulistada da Globo,só esquece de mencionar uma coisa;nos ultimos cinco campeonatos brasileiros,03 vieram para o Rio fora uma copa do Brasil,e olha que o Rio tem praias,samba,mulheres lindas,não tem arrastão em restaurantes além de ser o lugar de desejo de 09 em cada 10 turistas. - 55Luan:
24 junho, 2013 as 11:03Lembrando que o Flamengo foi o único clube do país a contratar uma empresa para fazer uma varredura geral das finanças do clube.
Se seguir esse passo…tem muitos clubes piores que o Flamengo. - 54Renato Cordeiro:
24 junho, 2013 as 11:01Unico time grande no Brasil que dá exemplo em mais um quesito.Cruzeiro Esporte Clube. As frangas como sempre , na lama. - 53wagner ramos coelho mororo:
24 junho, 2013 as 11:01Ôrra meu, a dívida do Urubu, Flamingau, só aumentou 109%????!!!! - 52carlos:
24 junho, 2013 as 11:01não sei como ainda tem jogadores que pretendem ir jogar nesse time de endividados e caloteiros do flamengo….essa imundice tinha é que acabar!! vender o clube para pagar suas dividas….. - 51José de Arimatéia Leite de Menezes:
24 junho, 2013 as 10:58Pois é, e cada vez os ingressos mais caros ,onde está indo essa grana ?Com a palavras os Presidentes dos Clubes Mineiros. - 50Carlos Frederico:
24 junho, 2013 as 10:56Vejo que o Fla dobrou sua dívida, o que me parece pouco provável. Me parece, que este ano você pegou a real dívida do Fla, levantada por auditoria externa contratada pela Diretoria atual, e com resultado amplamente divulgado. Esta informação, mostra que nos anos anteriores a dívida do Fla estava mal estimada, o que acredito esteja acontecendo com os valores divulgados nesta pesquisa com relação aos outros clubes, já que nenhum deles fez o levantamento real de suas contas.
O Fla está totalmente fora do contexto desta pesquisa, que por isso não traduz a realidade do futebol brasileiro. São meras especulações. - 49Tads:
24 junho, 2013 as 10:56Todos os grandes clubes estão devendo?
Pensei que fosse só o Botafogo.
Só se fala na dívida do Botafogo. - 48Victório Cassiano Filho:
24 junho, 2013 as 10:56Novidade seria se os clubes não devessem nada! Em um país onde o governo libera a gastança geral para construir estádios com o rico dinheirinho do contribuinte, dinheiro que daria para comprar ou fazer: 149 estações de metrô, 123 hospitais,2857 creches, 10,6 mil kms de asfalto…….etc. Só se resolve mesmo com protestos. - 47Erik Schunk:
24 junho, 2013 as 10:54Parabéns pela matéria! É fundamental conhecer a realidade para podermos entender, aprender como fiscalizar para tentar muda-la!
Impressiona o aumento absurdo de 109% do Flamengo em apenas 1 ano demonstrando o completo descontrole da administração Patrícia Amorim…
O endividamento tributário do Fla aumentou 58% possivelmente pelo não pagamento de novas dívidas nesse período e também do não funcionamento da Timemania para a quitação das dívidas antigas.
Já o aumento de 31% nas dívidas de empréstimos sem construção de nenhum patrimônio relevante para o Fla também assusta!
O que mais impressiona é como as diretorias de clubes podem fazer catástrofes como essa ocorrida com o Flamengo e saírem impunes, sem sequer um processo administrativo nas costas?
Caso não haja uma mudança na lei ou nas normas internas dos clubes viveremos nossa paixão e consequente investimento financeiro nessa paixão chamada Flamengo e ficaremos sempre vendo dirigentes incompetentes ou em muitos casos pilantras mesmos, tendo benefícios pessoais, em detrimento de uma nação de apaixonados que apenas levam prejuízos…
Prejuízos no Clube e nos resultados do time dada a desorganização financeira com consequente enfraquecimento do time de futebol, e também na vida emocional e pessoal dado o sofrimento pelos resultados e pela impotência diante de tamanhos absurdos fora do campo…
Não cabe ao menos processo por danos morais contra essas diretorias? - 46Everton de Almeida Alencar:
24 junho, 2013 as 10:52Bacana a notícia. Cheia de gráficos interessantes. Mas devo informar que essa é o tipo de reportagem que se repete a cada seis meses. Mais criatividade gente! Já sabemos disso…. - 45Edmilson F. Silveira:
24 junho, 2013 as 10:51O Corinthians pegou 1 bilhão emprestado para fazer o estádio e só deve 178 milhões e só pegou 34,4 milhões emprestado? por acaso dívida com governo não precisa pagar? Ou o lula deu o itaquerinha para o cúrinthians? Emerson Gonçalves ta na cara que vc é curinatiano e sua reportagem ficou sem credibilidade!!!!!!