quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ameaça de bomba

Após ameaça de bomba, papa chega a Aparecida protegido por 5.000 homens

Cerca de 5.000 agentes de segurança estarão empenhados na visita do líder da Igreja Católica
Do R7, com Agência Brasil e Estadão Conteúdo
Papa Francisco deve chegar ao santuário às 10hEpitácio Pessoa/Estadão Conteúdo
O papa Francisco deve chegar ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida por volta das 10h desta quarta-feira (24), segundo informações da FAB (Força Aérea Brasileira). Aproximadamente de 5.000 agentes de forças de segurança — Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar — vão trabalhar na segurança na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. 
Quase metade do efetivo de segurança será do Exército: 2.200 homens. A PM disponibilizará 1.800 agentes. Um centro de coordenação foi montado no mirante da torre da basílica, onde representantes de cada órgão vão ficar e poderão tomar decisões integradas.
No domingo (21), durante ações de treinamento e simulação, uma bomba caseira de grande porte foi encontrada no banheiro de um estacionamento da basílica. Após o fato, o efetivo para a chegada do papa foi reforçado. 
As tarefas estão divididas entre as instituições de segurança. De acordo com o Exército, até o abastecimento de água está sendo monitorado. Além disso, a Aeronáutica também vai controlar o espaço aéreo da região durante a passagem do papa pela basílica.
Agenda
O pontífice sairá da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h45, em um avião da FAB. Ele irá até a cidade paulista de São José dos Campos, de onde embarcará em um helicóptero até Aparecida.
A chegada do papa Francisco à basílica está prevista para as 10h, de acordo com a FAB, meia hora depois do que prevê a agenda oficial. Ele desembarcará em um estacionamento do santuário. Autoridades religiosas de Aparecida, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Aparecida, Marcio Siqueira, receberão o líder católico.
Em seguida, o papa desfila em meio aos fiéis de papamóvel. Às 10h30, ele vai rezar uma missa no altar da basílica, que deverá terminar por volta das 12h. Logo depois, o pontífice se dirige a uma tribuna, onde vai dar uma benção a quem estiver na parte externa.
De papamóvel, o líder da Igreja Católica deixa o santuário e percorre ruas da cidade até o Seminário Bom Jesus. Lá, ele vai abençoar a imagem de São Frei Galvão. Às 16h, após almoçar e descansar, ele retornará de papamóvel à basílica. Às 16h30, embarca no helicóptero para voltar ao Rio de Janeiro.
Filas para a missa
Desde a manhã de terça-feira (23), havia filas nas principais áreas que davam acesso à basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Nas filas, os fiéis esperavam pela distribuição da senha — uma pulseira amarela — para a missa celebrada pelo papa Francisco, às 10h30. As pulseiras serão distribuídas a partir das 5h desta quarta-feira (24).
Apenas aqueles que estiverem usando a pulseira poderão entrar na basílica. No local, estarão disponíveis 15 mil lugares, todos sentados, mas apenas 12 mil serão destinados ao público. O bispo auxiliar de Aparecida, dom José Darcy, disse a Agência Brasil que cerca de 3.000 lugares serão reservados para religiosos, autoridades e integrantes da comitiva do Vaticano. Em geral, a basílica comporta pelo menos 30 mil pessoas. Mas, para garantir o conforto, a organização da Jornada Mundial da Juventude colocou cadeiras mais espaçosas, reduzindo a área.
Localizada a 180 km de São Paulo, Aparecida é a única cidade, além do Rio de Janeiro, a receber a visita do papa Francisco. A viagem ao Brasil, para participar da 38ª Jornada Mundial da Juventude, é o primeiro compromisso do papa Francisco no exterior. Ele assumiu o pontificado em março, sucedendo Bento 16, que renunciou ao  pontificado em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário